Afinal, o que é a gratidão?


Vamos falar de gratidão?

A gratidão é algo que eu fui aprendendo nos últimos anos - aprendi a dar mais valor às coisas simples e a fazer exercícios interiores de forma a ver aquilo que realmente me faz sentir grata nesta vida. E dei por mim a ser bem mais grata por momentos do que, propriamente, por coisas que fui adquirindo. A gratidão continua a ser, para mim, algo extraordinário e de uma reflexão profunda que nos coloca a olhar com outra perspetiva para tudo na nossa vida e, por isso mesmo, deve ser praticada diariamente, mesmo quando nos parece difícil em determinados momentos.

A gratidão não é somente agradecer, é ir à procura de novas coisas que nos façam acordar todos os dias por sermos gratos pela nossa vida. Isto é, ir atrás das coisas que nos fazem felizes, que nos fazem sentir bem connosco próprios e com os outros, bem como com a sociedade e com o mundo em geral. Porém, o verdadeiro significado de gratidão não é apenas agradecer quando as coisas correm bem, nem quando recebemos novidades boas, agradecer é muito mais do que isto!

Então, o que é para mim o verdadeiro significado da palavra gratidão? Gratidão para mim é uma coisa bem simples, é a vida no seu geral, é aprendermos a dar-lhe valor, bem como aprender a agradecer o facto de termos todos os dias novos focos que não pertençam àquilo que desejamos diariamente. É aprender a viver a vida mais intensamente, sem estarmos sempre focados no que nos acontece de ruim, mas, sim, no restante dela. Gratidão é paz de espírito, é felicidade, é liberdade, é sorrir para o ar só porque sim. No final de contas, somos seres humanos de carne e osso, que nada podemos fazer para mudar o nosso destino e, portanto, até lá, o que devemos fazer é aproveitar todos os momentos com a intensidade devida. 

Eu sou grata pela minha família, pelos meus amigos, pelo meu namorado, pelas minhas conquistas, pelos "sins" que digo em momentos de loucura, por todos os momentos que me fazem sorrir, por viver num mundo em que posso visualizar coisas magníficas, pela natureza que tanto amo, enfim, pelas coisas mais simples que a vida nos proporciona sem qualquer tipo de preço. Apenas temos a missão de olhar para ela com um pensamento positivo e por mais uma oportunidade que esta nos dá cotidianamente.  Gratidão é focarmo-nos em tudo menos naquilo que nos arrasta para baixo.

Gratidão é algo que não nos é ensinado, que muitas vezes é confundido com um obrigada, mas que em nada tem que ver. A palavra em si é muito mais poderosa, tem um encanto diferente, de certa forma é bem mais sentida profundamente, é algo que cada um de nós deve procurar o seu significado neste mundo, onde tudo parece um processo e, no qual, deveremos seguir à regra. E, quem foge dela, é visto com outros olhos - por uns: um corajoso, por outros: alguém diferente. No entanto, deveremos começar a ter a coragem de falar sobre o que verdadeiramente queremos e pensamos e não o que a sociedade mecanizada molda. 

A mim parece-me que, finalmente, a sociedade começa a viver os seus sonhos e começa a colocar de lado a vida típica e rotineira que nos é incumbida desde pequenos, agora as nossas conquistas começam a ter outro sabor. Conquistar algo que nos era dito como difícil ou impossível tem um sabor a gratidão e vitória como nunca outrora teve.

Precisamos de mais tempo para nos entregar-mos à vida, para olharmos para ela de forma diferente e interiorizar os acontecimentos com novas perspetivas. Precisamos de aceitar que somos seres vulneráveis e que nem todos os dias estaremos bem, mas que o nosso foco principal é valorizar tudo ao nosso redor e deixar, de olhar para as nuvens que temos sobre o dia-a-dia. Amanhã será um novo recomeço, mas até lá deveremos ser gratos por vivermos, sentirmos e podermos tirar prazer de tudo isto num sentimento: gratidão. 

Sejam corajosos, aventureiros, gratos e, acima de tudo, felizes! 

Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

1 COMENTÁRIOS

  1. Olharmos para tudo que já temos, de forma a agradecer, enche nosso coração. Isso para mim ´pe gratidão. Também pratico a pouco tempo, mas com certeza mudou minha vida. Aceitarmos que temos muitaaa coisa, que antes a gente nem parava para pensar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar

My Instagram