O feminismo do século XXI


Hey guys. Ultimamente não tenho tido grande inspiração para escrever por isso ando mais parada. Já sabem que é frequente de vez em quando andar mais ausente por aqui e, peço desculpa por isso. Porém, os assuntos que eu gosto de debater e de partilhar a minha opinião gosto de o fazer convosco, acerca do meu ponto de vista sobre a temática em questão. Hoje trago-vos um tema muito falado e sensível para algumas pessoas que, poderei mesmo vir a receber algumas críticas pela minha opinião no qual, poderá diferenciar da vossa.
Há duas semanas, sensivelmente, saiu uma capa de revista que deu que falar. A capa revela uma mulher com os seios (termo mais delicado) à mostra onde diz: "liberdade". Como é possível o feminismo ter caído neste tipo de argumentos? Eu sou completamente de acordo que a mulher deve andar como ela quiser e, vestir-se da forma que se sente mais confortável, seja com uma saia curta, um decote ou outra peça de roupa mais chamativa, ninguém tem de opinar, cada um deve andar conforme os seus gostos, sem ter medo de ouvir bocas como: "estás mesmo a pedi-las" ou "depois queixam-se que acontece isto ou aquilo".
O feminismo é muito mais do que isto! Andarmos com os seios à mostra não luta pelos direitos de igualdade que é o critério principal deste conceito. Sermos livres é termos os mesmos direitos e deveres que o homem. É não termos medo de sair à rua devido às represálias que poderemos sofrer, sejam elas quais forem. Feminismo é sermos nós mesmas, sem medos e sem máscaras. É erguermos a cabeça com orgulho e dizer-mos: "sou mulher e tenho orgulho disso". É chegar ao fim do mês e não haver discrepâncias de ordenados por ser mulher ou por ser homem. Ser mulher é mostrar aos outros que não somos escravas da casa, nem da vida dos homens que temos no nosso lar, sejam eles nossos pais, maridos ou filhos. 
Ser mulher é conquistar o mundo e todos os nossos sonhos, porque podemos, tal como os homens podem, tal como todas as mulheres deveriam de poder. Todas as mulher e homens deveriam ser livres e deveriam de poder comandar a sua vida de acordo com o que acreditam e desejam mas, ambos sabemos que isso, infelizmente, não é verdade em todas as sociedades. O feminismo deve assim, combater pela igualdade de género em todas as sociedades e culturas, bem como, a liberdade de expressão igual para todos. Todos devemos exprimir aquilo que sentimos e necessitamos de saber utilizar as palavras para demonstrar que temos voz na sociedade e que, sim, estamos aqui para sermos ouvidas! 
Juntas vamos conseguir mover o mundo e as mentalidades. Juntas somos fortes e vamos fazer a diferença no amanhã, como temos feito até aqui, sem termos de mostrar os seios ou, qualquer outra parte do nosso corpo para chamar a atenção de algo que é muito mais do que, a nossa liberdade corporal. 
Espero que tenham gostado de mais uma partilha e, conto com a vossa opinião acerca desta temática aqui na caixa de comentários. 
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá ��
    Gostei muito do teu artigo e partilho o mesmo ponto de Vista! O feminismo é lutar pela igualdade de direitos, lutar pela liberdade." Ser mulher é conquistar o mundo e todos os nossos sonhos, porque podemos".
    Beijinhos,
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena muitas pessoas andarem com o conceito de feminismo trocado :) Um beijinho

      Eliminar
  2. Não podia concordar mais contigo. Ainda no outro dia me pus a pensar qual a cena de queimar soutiens ou andar de mamas ao leu. O feminismo é a luta pela igualdade de direitos e o respeito nas diferenças dos sexos.

    https://acorujaeacorujita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Não percebo esta necessidade extrema de expôr o corpo para mostrar que temos voz. Os homens não o fazem e têm muito mais direito em algumas situações do que nós. Um beijinho

      Eliminar
  3. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Acontece muito ficarmos sem inspiração. Acontece-me algumas vezes, principalmente porque decidi escrever artigos diários.
    Concordo com tudo. Sem dúvida, uma luta muito grande!
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Miss L, graças a deus já ando bem mais inspirada no entanto, nem sempre tenho tempo para partilhar tudo o que quero :) Um beijinho

      Eliminar
  4. Eu concordo com o que disse, mas muita gente não tem a visão certa do feminismo né?!
    Acham que dá pra fazer uma cena na rua e chamar de ato de feminismo..
    Uma pena, não saberem a real.
    Beijos
    www.pamlepletier.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão verdade querida Pâmela, não podia estar mais de acordo. Tudo o que fazem agora ditam ser por uma luta pelo feminismo. Enfim.
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Gostei muito do teu texto. Ainda há uma longa caminhada para se fazer até chegarmos à igualdade que tanto desejamos. Não é fácil, a sociedade tem de mudar, as mentalidades têm de mudar!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho mesmo que vamos por um bom caminho se não, cairmos em tentação de esquecer a verdadeira causa pelo qual devemos lutar :)
      Um beijinho querida Ana Rita

      Eliminar
  6. É muito isto!!! Consigo compreender o porquê de mostrarem os seios, mas também não acho que seja o mais necessário. A nossa luta é muito mais do que isso, como dizes. Não precisamos de andar a expor o nosso corpo e não o digo porque o acho feio ou descabido, mas sim porque não acho que seja isso que vai mudar as mentalidades das pessoas.
    Gostei da publicação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, este tipo de atitudes só fazem com que os homens continuem a não nos dar o devido valor e a acharem que somos objectos em muitos casos, é triste mas é a realidade. O pior é que depois, ainda nos expomos a mais comentários machistas devido a estas atitudes.
      Um beijinho Mary

      Eliminar
  7. Gostei do texto, sem dúvida que juntas somos mais fortes :)
    Viva as Mulheres!!!

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar

My Instagram