Hoje decidi partilhar convosco tudo o que me levou a deixar de comer peixe.
Durante toda a minha vida fui habituada a comer carne e peixe. Na realidade, todos os dias o fazia em ambas as refeições. Quando comecei a interessar-me por todo este mundo desconhecido que, me levou a tomar a decisão de querer ser vegetariana, comecei por deixar de comer carne e, só passado um ano e pouco é que deixei de comer peixe. Será que fiz a opção certa?
A maioria das pessoas vegetarianas/veganas não deixam de comer tudo de origem animal de um dia para o outro. Eu decidi fazer o meu processo de forma mais lenta e deixei de comer o que, para mim seria mais fácil: a carne. No entanto, eu sabia que também deveria de deixar de comer peixe mas, foi uma escolha e, apesar de o fazer, eram poucas as vezes que consumia este tipo de alimento. E porquê?
Em primeiro lugar porque sou uma apaixonada por tudo o que esteja ligado ao mar, sinto que o mar é a minha verdadeira casa e, sendo assim, porque estaria eu a contribuir para a degradação de algo que me faz tão feliz? Este foi o principal objectivo que me levou a pesquisar mais sobre a exploração piscatória e descobri algo que me deixou estupefacta.
Os oceanos estão completamente poluídos e, finalmente, começam a divulgar imagens de verdadeiras ilhas de plástico que, já se encontram em algumas parte do nosso planeta. Estas ilhas estão a ser confundidas com as ilhas de terra e de natureza pelos animais. Consequentemente, estes plásticos, são consumidos pelos animais marinhos e por nós, mais tarde. A pergunta que muitas vezes fazem é como é que é possível haver tanto plástico no oceano e a resposta é bem simples e curta: tudo vai parar ao oceano, desde os nossos lixos de casa ao que, deixamos por aí espalhados pelas ruas e pelas praias. A grande questão que eu faço a mim mesma é: se não o fazem na casa deles porque haverão de fazer na rua, na casa que nos pertence a todos nós? É algo que me deixa realmente revoltada é ver alguém a fazê-lo, independentemente da idade que tenha. No que se refere ao lixo de casa, fazer-se reciclagem é uma forma de amenizar todos estes estragos para o ambiente. Porém, evitar o consumo de plástico é essencial e, fará toda a diferença no nosso estilo de vida e no meio ambiente. Podes ler o post "6 formas de reduzires a utilização de plástico" onde exponho algumas soluções.
O plástico é um material que demora até 200 anos a decompor-se, no entanto este, com o passar do tempo vai libertando micro pedaços de plásticos pelos oceanos e não só, no qual, os estudos existentes revelam que, quem come peixe pode comer até aproximadamente 10.000 micro pedaços de plástico por ano. Apesar das toneladas de lixo que são retiradas todos os anos dos oceanos, este continua a aparecer a uma velocidade avassaladora que, faz com que não se consiga pôr um travão neste "pequeno" grande problema que a mãe natureza e o homem enfrentam diariamente.
Estima-se que, cerca de 100 milhões de toneladas de peixe é pescado por ano e sabem que mais? O peixe sofre tanto quanto um animal terrestre ou um homem a morrer. Ele sente dor! E, se ele demonstra diariamente o seu instinto de sobrevivência, por alguma coisa é! Ele possuí um sistema central e sente o perigo. Se quer viver? Claro que sim! No entanto, 90% da morte dos animais marinhos para consumo é uma morte lenta e cruel. Porém, não podemos esquecer dos milhares de animais que ficam presos nas redes dos pescadores e acabam por morrer mas, as redes não matam só estes seres vivos, destroem também corais e recifes e, essas consequências são cada vez mais visíveis.
Consequentemente, os oceanos estão cada vez mais vazios. Vazios, do que um dia foi algo cheio de vida. E, se continuar assim, antes de 2050 teremos uma escuridão por todos os 5 oceanos existentes no nosso planeta. E, uma parte do nosso oxigénio que é produzido pelos corais deixará de existir também.
Consequentemente, os oceanos estão cada vez mais vazios. Vazios, do que um dia foi algo cheio de vida. E, se continuar assim, antes de 2050 teremos uma escuridão por todos os 5 oceanos existentes no nosso planeta. E, uma parte do nosso oxigénio que é produzido pelos corais deixará de existir também.
Valerá tudo isto a pena? Valerá a pena continuar a destruir o nosso planeta quando já há tantas opções?
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚
6 COMENTÁRIOS
Que partilha fabulosa, não só pelo lado pessoal, mas por todos os alertas visíveis e nas entrelinhas! É impossível ficar indiferente
ResponderEliminarOhh fico tão feliz em ler este tipo de comentário :) ainda bem que consegui partilhar o meu ponto de vista da melhor forma e conseguir sensibilizar. Um beijinho Andreia
EliminarGostei muito de ler esta tua publicação, pois mostraste uma opinião pessoal ao mesmo tempo que alertaste para um problema atual. Por enquanto, ainda não sou vegetariana, apesar de ter reduzido bastante o consumo de carne, mas começo a estar cada vez mais ciente destes problemas também.
ResponderEliminarUma boa semana!
Fico tão feliz em sabê-lo Joana :) só o facto de reduzires já é um grande passo. Eu tento alertar as pessoas da melhor forma que consigo e, fico feliz em saber que consigo passar a mensagem que quero sem ferir susceptibilidades. Um beijinho e boa semana
EliminarAdorei a partilha, acho que é super necessário partilhar estes conhecimentos e continuar a alertar a comunidade. Não sou vegetariana é certo, mas sou contra as explorações excessivas e contra toda a poluição que se vive, sendo que já comecei a reduzir muito a quantidade de plástico. Deixei de comprar garrafas de água tão regularmente e também deixei as palhinhas, são pequenos hábitos que podem fazer muito.
ResponderEliminarBeijinho
Muito obrigada Mary :D o uso do plástico é algo realmente que todo o mundo devia de começar a preocupar-se seriamente. Fico feliz em saber que já adquiris-te formas de reduzires o uso deste :)
EliminarUm beijinho