Por vezes dou por mim a escrever sem qualquer tipo de rumo, simplesmente escrevo o que me vai na mente naquele preciso momento, sem qualquer tipo de "filtros" e receios. E, hoje escrevo um desses textos.
Na maioria das vezes olho para o presente e vejo como tudo é incerto e a única certeza que tenho é que estou aqui, agora! Onde estarei daqui a uns minutos? Daqui a umas horas? Eu não sei, vocês sabem? É que a única coisa que realmente podemos ter a certeza é que nascemos por um motivo e morreremos. Estas são duas certeza que podemos ter garantidas na vida. O caminho que percorremos durante este espaço de tempo (nascimento e a morte) é incerto e, a qualquer momento tudo pode mudar. A mudança é algo que assusta muitas pessoas mas, é algo necessário para o nosso crescimento e o nosso futuro. Porém, muitas vezes, mudamos sem darmos conta disso, mudamos de opinião, mudamos de atitudes, de objectivos de vidas, entre outras coisas. Mas, no meio de tanta mudança temos de saber lidar com algumas adversidades que estas podem trazer, no entanto, são coisas necessárias e que nos fazem traçar, muitas vezes, as nossas escolhas.
A maioria de nós pede opiniões sobre o que fazer, o que escolher, que caminho seguir aos outros. O que não sabem elas é que, a maioria das vezes as respostas estão demasiado perto de nós, simplesmente não tomamos atenção às pequenas pistas que vamos dando. Basta pararmos e ouvirmo-nos a nós próprios. Somos nós que fazemos as nossas escolhas, estejam elas certas ou erradas, mas foram escolhas nossas. Sabermo-nos ouvir é um gigante passo para a nossa felicidade, sabermos orientar o que está em nosso redor e conhecermo-nos a nós próprio é um passo para uma certeza: a nossa felicidade no presente.
Por mais que queiramos ou não, o próximo minuto das nossas vidas está sempre dependente de nós, das nossas decisões, das nossas atitudes até porque se não fizermos algo que nos faça sentir realizados ninguém o fará por nós. Cada dia é uma viragem na nossa vida. Todas estas mudanças e incertezas estão interligadas, com o fim de conseguirmos encontrar o nosso equilíbrio diariamente.
Valerá apenas arriscar? Claro que sim. Todos os dias. Arriscar é um dos melhores sentimentos que podemos ter. Pena que, um dos maiores medos do homem é esse mesmo! E se der errado? perguntam vocês! Se der errado, óptimo. Vai custar mas vai passar, saberemos que isso será algo a evitar-se no futuro.
Nunca devemos ter medo de errar pois são estes erros que nos fazem aprender a mudar, a melhorar, a perdoar, a pedir perdão, aprendemos a ser seres humanos melhores. Errar, é sem dúvida alguma, algo necessário, algo saudável.
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚
13 COMENTÁRIOS
Que texto bonito, muito reconfortante por saber que há situações pelas quais pensamos que só nós passamos! E gosto muito do teu blog.
ResponderEliminarVim pelo grupo do facebook Blogs Portugal! Beijinhos
BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST
É verdade e no entanto, sobrevivemos e aprendemos mais uma lição.
EliminarOh Filipa :') muito obrigada. Um beijinho
O nosso caminho é tão imprevisível! Mas é isso que torna o nosso percurso mágico e rico.
ResponderEliminarAdorei a reflexão :)
É verdade Andreia :D e esse percurso é feito de escolhas a toda a hora. Obrigada minha querida. Um beijinho
EliminarUm texto tão bonito e uma reflexão incrível para aqueles dias em que temos medo de tomar uma decisão (e não só).
ResponderEliminarum beijinho.
https://ajoanacavalcanti.blogs.sapo.pt/
É verdade, por vezes sinto necessidade de partilhar um pouco de esperança de que amanhã será um dia melhor :)
EliminarUm beijinho
Vale sempre a pena arriscar, mesmo que depois "dê para o torto"! Bela reflexão! :)
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Nem mais Martinha :) Um beijinho
EliminarQuero tanto arriscar mas o medo está a prender-me... Beijinhos*
ResponderEliminarArrisca sem qualquer tipo de medo, o medo é o inimigo da felicidade e, se der errado ao menos tentaste :)
EliminarUm beijinho linda
Às vezes o medo prende-nos de fazer coisas que no fim do dia acabam por ser mesmo o que precisavamos :)
ResponderEliminar3200 Degrees ❤
Haverá dias assim, sim :) Um beijinho Ana
EliminarAinda bem que os buracos aparecem na estrada, é com eles que aprendemos a desviarmo-nos e a descobrir outros caminhos. Às vezes há tantas soluções, só precisamos de as encontrar.
ResponderEliminarGostei muito da publicação e concordo contigo, beijinhos