O que mudou desde que me tornei vegetariana?


Já se passaram alguns meses desde que me tornei vegetariana e é sobre isso mesmo que hoje venho falar. Para quem não sabe, tornei-me vegetariana em Janeiro deste ano, era um dos meus propósitos de 2018 e é com um enorme prazer que dou um check ✔. No entanto, houve algumas coisas que mudaram quando tomei esta decisão. 
Inicialmente, a minha família olhou para esta mudança com uma desconfiança e um belo par de questões acerca da minha actual alimentação. Ainda assim, ouvi muitas vezes diversas "teorias" sobre a carne e o peixe serem essenciais para a nossa saúde. 
Com o passar do tempo, fui monstrando alguns pratos que como sem ter proteína animal, fazendo assim, pratos bastantes diversos para mostrar que não comemos apenas alface e outras verduras. Claro que, sempre que fico doente é devido a isso, segundo eles, como se as pessoas que comem carne e peixe não ficassem doentes. 
Quanto às outras pessoas que fazem parte da minha vida, inicialmente também não viam com grandes olhos esta mudança mas, hoje em dia apoiam-me e nunca me senti de parte em momento algum. Porém, é gratificante quando tenho amigas que se interessam pelo assunto, perguntam-me os meus motivos e ficam sensibilizadas. Espero que, daqui a uns anos a minha "vegetarian team" aumente e que eu, de alguma forma, tenha um dedinho nessa mudança.
Quanto a nível pessoal, sinto-me mais leve, leve na alma e no coração. Sinto-me grata por não ter fechado os olhos à realidade que assisti em documentários e por ter posto de parte o sabor de um belo naco de carne pela vida desse mesmo animal. Sinto-me menos inchada, já há mais de 2 anos que não me constipava (não como carne há 1 ano e meio) e, por vezes, sinto muita dificuldade em comer em restaurantes pois, na maioria deles, servem-me apenas ovos, salada, arroz e batata. Claro que, nas cidades maiores não tenho este tipo de dificuldades mas no Alentejo é realmente difícil de comer um prato completo. Vou agora fazer análises  para ver se está tudo bem e, se necessito de algum tipo de suplementos, caso venha a precisar de mudar algo na minha rotina alimentar posso partilhar convosco!
Apesar de tudo isto, sinto uma enorme necessidade de partilhar a minha visão acerca deste assunto, claro que, quando vejo que não estão minimamente interessados não o faço, mas tento sempre explicar e fazer ver  que o mundo tem mesmo de mudar e é tão frustrante quando vejo indiferença nas pessoas por este tema, ou quando ainda me dizem: eu não conseguia deixar de comer carne; os animais são criados para serem comidos; os animais fazem parte da nossa cadeia alimentar, entre outros. Eu respeito toda as pessoas e todas as opinião fundamentadas apenas, gostava que percebessem que já não é necessário comer-se animais para sobrevivermos e esta, continua a ser a minha batalha diária. 
Espero que tenham gostado de mais uma partilha aqui no blog. 
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sou vegetariana, mas tenho reduzido o consumo de carne e apostado numa dieta mais verde. Não te sei dizer se conseguiria largar de vez, porque nunca tentei.
    Gosto de ler testemunhos do género do teu e gostei muito de saber um pouco sobre a tua experiência, acho que o importante é respeitarmo-nos sempre uns aos outros, ainda que tenhamos crenças e opções diferentes, como em tudo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de força de vontade e, cada vez mais, se tornará essencial para o futuro da humanidade :) eu respeito as opções de todos e espero sempre essa retribuição.
      Um beijinho Mary

      Eliminar
  2. Inspiraste-me imenso com o teu post! Não planeio tornar-me vegetariana, se bem que tomo em atenção aquilo que consumo e as quantidades em que o faço... Este tipo de posts são sempre posts que adoro ler e pois gosto muito de saber sobre as jornadas das pessoas que decidem fazer mudanças tão drásticas na sua vida, bem como as suas crenças!
    Beijinhos do Blog I'm Patrícia Silva!! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em sabê-lo Patricia :D Fazer mudança, ainda que sejam mudança muito ponderadas, fazem sempre bem e são um desafio.
      Um beijinho

      Eliminar

My Instagram