O que mudou desde que me tornei vegetariana?


Já se passaram alguns meses desde que me tornei vegetariana e é sobre isso mesmo que hoje venho falar. Para quem não sabe, tornei-me vegetariana em Janeiro deste ano, era um dos meus propósitos de 2018 e é com um enorme prazer que dou um check ✔. No entanto, houve algumas coisas que mudaram quando tomei esta decisão. 
Inicialmente, a minha família olhou para esta mudança com uma desconfiança e um belo par de questões acerca da minha actual alimentação. Ainda assim, ouvi muitas vezes diversas "teorias" sobre a carne e o peixe serem essenciais para a nossa saúde. 
Com o passar do tempo, fui monstrando alguns pratos que como sem ter proteína animal, fazendo assim, pratos bastantes diversos para mostrar que não comemos apenas alface e outras verduras. Claro que, sempre que fico doente é devido a isso, segundo eles, como se as pessoas que comem carne e peixe não ficassem doentes. 
Quanto às outras pessoas que fazem parte da minha vida, inicialmente também não viam com grandes olhos esta mudança mas, hoje em dia apoiam-me e nunca me senti de parte em momento algum. Porém, é gratificante quando tenho amigas que se interessam pelo assunto, perguntam-me os meus motivos e ficam sensibilizadas. Espero que, daqui a uns anos a minha "vegetarian team" aumente e que eu, de alguma forma, tenha um dedinho nessa mudança.
Quanto a nível pessoal, sinto-me mais leve, leve na alma e no coração. Sinto-me grata por não ter fechado os olhos à realidade que assisti em documentários e por ter posto de parte o sabor de um belo naco de carne pela vida desse mesmo animal. Sinto-me menos inchada, já há mais de 2 anos que não me constipava (não como carne há 1 ano e meio) e, por vezes, sinto muita dificuldade em comer em restaurantes pois, na maioria deles, servem-me apenas ovos, salada, arroz e batata. Claro que, nas cidades maiores não tenho este tipo de dificuldades mas no Alentejo é realmente difícil de comer um prato completo. Vou agora fazer análises  para ver se está tudo bem e, se necessito de algum tipo de suplementos, caso venha a precisar de mudar algo na minha rotina alimentar posso partilhar convosco!
Apesar de tudo isto, sinto uma enorme necessidade de partilhar a minha visão acerca deste assunto, claro que, quando vejo que não estão minimamente interessados não o faço, mas tento sempre explicar e fazer ver  que o mundo tem mesmo de mudar e é tão frustrante quando vejo indiferença nas pessoas por este tema, ou quando ainda me dizem: eu não conseguia deixar de comer carne; os animais são criados para serem comidos; os animais fazem parte da nossa cadeia alimentar, entre outros. Eu respeito toda as pessoas e todas as opinião fundamentadas apenas, gostava que percebessem que já não é necessário comer-se animais para sobrevivermos e esta, continua a ser a minha batalha diária. 
Espero que tenham gostado de mais uma partilha aqui no blog. 
Sejam felizes, xoxo - A Maria do Mar 🐚

6 COMENTÁRIOS

  1. Não sou vegetariana, mas tenho reduzido o consumo de carne e apostado numa dieta mais verde. Não te sei dizer se conseguiria largar de vez, porque nunca tentei.
    Gosto de ler testemunhos do género do teu e gostei muito de saber um pouco sobre a tua experiência, acho que o importante é respeitarmo-nos sempre uns aos outros, ainda que tenhamos crenças e opções diferentes, como em tudo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de força de vontade e, cada vez mais, se tornará essencial para o futuro da humanidade :) eu respeito as opções de todos e espero sempre essa retribuição.
      Um beijinho Mary

      Eliminar
  2. Inspiraste-me imenso com o teu post! Não planeio tornar-me vegetariana, se bem que tomo em atenção aquilo que consumo e as quantidades em que o faço... Este tipo de posts são sempre posts que adoro ler e pois gosto muito de saber sobre as jornadas das pessoas que decidem fazer mudanças tão drásticas na sua vida, bem como as suas crenças!
    Beijinhos do Blog I'm Patrícia Silva!! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em sabê-lo Patricia :D Fazer mudança, ainda que sejam mudança muito ponderadas, fazem sempre bem e são um desafio.
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Rijschool den haag Hofstad rijopleiding is écht gevestigd in Den Haag Wij helpen je met het behalen van je autorijbewijs na je rijexamen leer je pas echt autorijden Wij helpen je een heel eind op weg om het verkeer in Den Haag én in Nederland de baas te zijn Wij gaan voor kwalitatief rijden!

    ResponderEliminar
  4. Need a helping hand with making dinner We have rounded up the Best Hand Blender to consider when adding to your kitchen gadgets

    ResponderEliminar

My Instagram